Carlos 3 de julho de 2019 às 08:02

Compartilhe:

usodedadosemPR

Você sabia que mais de 90% das informações da internet no mundo foram geradas nos últimos 3 anos? Com tantos dados disponibilizados na rede, como se destacar e conquistar a atenção do seu público? Se você tem dúvidas, saiba que uma excelente estratégia é o uso de dados em PR.

Isso porque, ao utilizar os dados de maneira estratégica, é possível criar ações para melhorar a comunicação com os seus consumidores e equipe interna. Por isso, tenha a certeza de que essa é uma novidade que veio para ficar e também para revolucionar a comunicação das marcas e empresas.

Ficou interessado? Então, continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Como funciona o uso de dados em PR?

O uso de dados em PR acontece de uma maneira muito ampla. Na verdade, depende dos objetivos da organização. Sendo assim, o primeiro passo é mapeá-los. Veja alguns objetivos que você pode ter ao querer utilizar os dados em PR:

  • Melhorar a comunicação estratégica;
  • Fazer uma análise da comunicação da sua empresa;
  • Conferir insights importantes para a tomada de decisão;
  • Melhorar os relacionamentos com os clientes;
  • Conquistar novos clientes;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Ampliar a rede de clientes fidelizados;
  • Encontrar clientes que ainda estejam no estágio de consideração de compra;
  • Aperfeiçoar a qualidade dos seus produtos e serviços;
  • Reduzir o custo de aquisição por cliente (CAC);
  • Aumentar os indicadores comerciais;
  • Monitorar o comportamento do seu consumidor;
  • Otimizar o tempo da sua equipe interna;
  • Tomar decisões baseadas em dados do seu negócio.

Depois de avaliar os seus objetivos é preciso criar um planejamento sobre como essas informações serão coletadas. Para isso, existem diversas empresas especializadas em Business Intelligence que podem ajudar a personalizar uma dashboard exclusiva para a sua empresa.

Assim, você pode visualizar esses dados de uma maneira simples, rápida e muito eficaz. Dessa maneira, você tem acesso a uma plataforma onde pode filtrar os dados que precisa, ajudando a tomar decisões mais assertivas com base nos resultados dessa análise.

Por que o uso de dados em PR é tão importante?

O Big Data surge para mostrar às empresas quais são os padrões de comportamento, público e mercado. Quando a sua organização compreende esses dados, começa a ter uma ótima vantagem competitiva e conquista uma fatia relevante do mercado.

Isso porque essas informações são ricas e você ainda pode analisá-las em tempo real, tornando a comunicação mais completa e eficaz. Além disso, quando se tem um conhecimento maior sobre os comportamentos do seu público, é possível personalizar esses relacionamentos, tornando-os muito mais efetivos.

É o caso da Braskem, grande empresa brasileira que atua no segmento petroquímico. A CDN realizou uma pesquisa aprofundada sobre o segmento do plástico e percebeu, por meio de coleta de dados, que as discussões dos usuários nas redes sociais são pautadas pela imprensa. Assim, a CDN e a Braskem utilizaram esse insight para montar as próximas ações de comunicação.

Por isso, podemos afirmar que o uso de dados em PR é uma das estratégias para a sua empresa se destacar na comunicação do futuro. Afinal, ela integra o uso da inteligência artificial com a comunicação humana e personalizada.

Por que as empresas não podem ficar de fora desta tendência?

Certamente você tem concorrentes diretos e indiretos, certo? Saiba que com a era da tecnologia da informação, o seu cliente também tem acesso às mesmas informações que você.

Por isso, quando você investe no uso de dados em PR, cria uma comunicação com filtros mais específicos para o seu negócio (e que somente você tem acesso!).

Você pode utilizar tanto as diversas ferramentas para a coleta desses dados (desde informações da rede retiradas de mídias sociais, sites e dados demográficos), quanto investir em sistemas mais sofisticados de automação.

Esses sistemas ou plataformas (como citamos anteriormente) permitem uma análise mais profunda sobre o seu público e também sobre o resultado das suas campanhas.

Portanto, você pode qualificar a comunicação da sua empresa com um olhar mais estratégico. Um exemplo que podemos citar é a metodologia Think, criada pela CDN: ela une a inteligência das máquinas (AI) com a humana para implementar programas de comunicação para as empresas.

O método possibilita que as empresas recebam relatórios diários ou semanais, assim, fica mais fácil realizar o monitoramento das suas mídias. Para isso, são utilizadas diversas ferramentas que geram insights importantes para o planejamento de comunicação da sua empresa.

Aprender um pouco mais sobre a comunicação do futuro é sinônimo de conquistar o sucesso. Isso porque, ao aprender a utilizar os dados em PR, fica mais fácil a tomada de decisão estratégica. Afinal, você vai baseá-las em dados reais do seu negócio, aumentando as oportunidades de expansão da sua marca.

Neste post, você aprendeu um pouco mais sobre como a sua empresa pode fazer o uso de dados em PR. Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe o que você pensa sobre isso, deixando um comentário neste artigo!