DM9
Desafio
A Terra Yanomami, o maior território indígena do Brasil, vive nos últimos anos uma crise humanitária sem precedentes devido ao avanço do garimpo ilegal, principalmente de ouro. Com a atividade como a grande causadora da degradação e desequilíbrio ambiental, a taxa de mortalidade na região ficou em 10,7 óbitos para cada mil habitantes em 2020, a maior nos últimos cinco anos.
Solução
Para denunciar o problema, a DM9 criou a campanha ‘Custo do Ouro’ para a Urihi Associação Yanomami, com estratégia de imprensa liderada pela CDN. O movimento começou com um depoimento em vídeo do líder Júnior Hekurari Yanomami, que convoca os indicados ao Oscar a trocarem sua famosa estatueta de ouro por uma versão feita com argila da silhueta do Deus Omama, uma divindade responsável pela proteção de todos os males. As estrelas de Hollywood e outras personalidades importantes ligadas ao entretenimento ou ao meio ambiente foram marcadas no post e convocadas para se engajar ao movimento.
Resultados
+560 matérias emplacadas na imprensa geral.
R$ 14 milhões conquistados em mídia espontânea.
+300 mil interações alcançadas nas redes sociais sobre o assunto.
Além da ampla cobertura da imprensa, a campanha ganhou o engajamento de figuras públicas, como as ministras Marina Silva, Sonia Guajajara e o DJ Alok.
O case também foi mencionado na transmissão do Oscar pela atriz Camila Morgado e o assunto chegou a ser Top1 de buscas no Google, durante a noite do Oscar.
Precisa de uma das nossas soluções?
Entre em contato conosco e inicie o seu projeto hoje mesmo!
Seja nosso clienteMais Cases
Veja abaixo cases relacionados.